sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A hora certa

Muito bem, você quer saber qual é o momento certo de apresentar o namorado aos seus pais. Pior: como apresentá-lo. Bom, vamos por partes. A primeira coisa que você deve ter em mente é que, infelizmente, não há regras. Isso mesmo, tudo depende da relação que você tem com os seus pais, do jeito do seu namorado... São tantos fatores que fica difícil montar um manual! “Então eu vou continuar cheia de dúvidas?!”, você deve estar se perguntando. Não, pode ficar tranquila. A gente reuniu algumas histórias e você escolhe qual delas tem mais a ver com você!

Quando o namorado não é tão namorado assim

Isso aconteceu com Aline Britto, de 19 anos. Ela tinha um amigo, que virou um ficante, que virou um, digamos, “namoficante”. Os pais dela já o conheciam desde que eram “apenas bons amigos” e já gostavam dele. Então, tratá-lo como namorado diante dos pais não teria problema nenhum, certo? Errado.

Para Aline, o ideal teria sido mantê-lo fora de casa, sem muita intimidade. “A primeira vez que meus pais me viram com ele foi no dia do meu aniversário, quando fiz uma festa em casa. Depois disso, a gente começou a sair direto e ele começou a frequentar a minha casa. O problema é que a expectativa dos meus pais cresceu. E então começaram as piadinhas com ele, as cobranças comigo... Quer uma dica? Só leve alguém para conhecer a família se a relação for estável. E a minha estava longe de ser”, adverte Aline.

A sugestão é: se achar melhor não levá-lo em casa, faça programas legais, aproveite para conhecer mais o cara e ver o que ele quer com você. Use e abuse de bares, cinemas, teatros. Na hora que você se sentir segura, pode ser que seja o momento certo de apresentá-lo aos seus pais como o seu namorado.

Quando os pais são muito fechados

Camila Oliveira, 21 anos, teve esse problema. “Meus pais sempre foram muito tradicionais e cheios de cuidados comigo. Depois de dois meses de namoro, eu ainda não tinha apresentado o Rodrigo a eles. Nunca tinha levado ninguém em casa! Eu ficava com medo de criar uma situação constrangedora, ou então ficava pensando que os meus pais poderiam não gostar do meu namorado”, conta Camila.

Por isso, ela optou pela cautela: explicou para o namorado que estava tensa e que ia apresentá-lo aos poucos. Ele topou. Primeiro, o apresentou como amigo, junto com outras pessoas. Rodrigo entrou no jogo e, espertamente, fez de tudo para agradar os pais da namorada. Resultado: conquistou os dois. Depois, ele foi sozinho à casa de Camila, com a desculpa de estudar. Para os pais dela, eles ainda eram amigos – só depois de umas cinco visitas informais ela abriu o jogo.

“Foi muito mais fácil. Meus pais foram se acostumando com ele e eu, ganhando confiança. Um dia, aproveitei a hora do jantar – momento em que a gente conta como foi o nosso dia – e falei que o Rodrigo tinha me pedido em namoro. Meu pai ainda brincou: eu sabia que esses estudos não iam acabar bem... E depois riu”, relembra Camila.

Outra sugestão: se você acha que não há muito espaço em casa, crie. Observe qual é o melhor momento para tocar nesse assunto. Se não tiver idéia, pergunte aos seus pais como foi a experiência deles. Numa dessas conversas, eles acabam deixando escapar o que acham ou não acham legal.

Mais histórias

A forma como mulheres mais velhas agem em relação a isso também pode te dar uma luz e te ajudar nesse momento. Carolina Medeiros, 24 anos, conta que tem dois métodos para apresentar o namorado em casa, já que os pais são separados.

“Eu costumo apresentar os rolos e os namorados para a minha mãe. Como eu moro sozinha com ela, tenho bastante liberdade. Não gosto de ficar na portaria, no carro... Prefiro assistir a um filme em casa ou algo do tipo. Então, com ela, a apresentação é sempre informal. Já com o meu pai é diferente. Não tem um tempo pré-definido. Eu apresento alguém a ele quando é sério. Vale mais o sentimento e a solidez do relacionamento do que o tempo que estamos juntos. Estou com o meu namorado há um mês e o meu pai já o conheceu”, explica Carolina.

Já Aline Messa, 27 anos, diz que, para ela, apresentar o namorado aos pais só depois de três meses. A regra só não valeu para o primeiro, que era amigo de um dos primos dela e que, portanto, os pais já conheciam.

“Estipulei esse prazo, porque, em três meses, eu consigo saber se a coisa engatou ou não e se já é chegado o momento de os meus pais conhecerem o menino. E ainda tem um detalhe: minha mãe diz que se apega fácil. Então, melhor só apresentar se estiver tudo OK mesmo”, diverte-se Aline.

Segurança: palavra-chave

Se não há regras para apresentar o namorado aos pais, há ao menos um sentimento que prevalece em todos os casos: a confiança. A psicóloga Carolina Homem recomenda um teste. Responda a essas três perguntas:

1) Você se sente bem ao lado dele?

2) Você acredita que o relacionamento é sério?

3) Você confia nele?

Se você respondeu "sim" a todas elas, não tenha medo. Apresente o seu namorado aos seus pais quando você quiser! Como você vai fazer isso, depende de você. O importante é que seus pais vejam que você está feliz, se sentindo bem e segura ao lado daquele menino.

“Os pais não são bicho-papão. São pessoas que querem o bem dos filhos e, geralmente, sabem o que é melhor para eles”, destaca a psicóloga Carolina Homem. A maioria dos pais e mães também já foram apresentados aos sogros e sabem da importância desse momento para você.

Portanto, se você está segura a respeito do seu relacionamento, vá em frente, sem medo de ser feliz!

0 comentários:

Postar um comentário