sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ele não me dá mais bola


Ele aparece como um verdadeiro Don Juan e te trata como uma princesa, mas depois que te conquista a situação muda. Que menina nunca viveu uma situação dessas ou não tem uma amiga que já tenha passado por algo parecido? No início, eles fazem de tudo para te conquistar e, depois que você está completamente apaixonada, eles simplesmente passam a te ignorar de um dia para o outro.

Essas situações são mesmo bastante comuns, principalmente na adolescência. "Nessa fase da vida, é normal que meninos e meninas não construam relacionamentos estáveis. Os adolescentes querem ter experiências novas, sem se prender", explica a psicóloga Fátima Bittencourt, diretora do Grupo Sanare, no Rio de Janeiro.

Falta de interesse: os sinais

Mas, segundo ela, a menina não precisa mais se surpreender da noite para o dia caso o menino queira "dar um tempo" ou pare de retornar as suas ligações, pois alguns sinais demonstram a falta de interesse dele: "Ele se torna menos carinhoso, deixa de olhá-la nos olhos com aquele ar de admiração, interesse e curiosidade, muda o tom de voz, passando a demonstrar irritação e impaciência e começa a excluir a garota de seus programas, preferindo sair com amigos. Além disso, ele começa a mentir com frequência ou simplesmente passa a nem se justificar mais ao deixar a garota de lado", enumera a psicóloga.

Taciane Macedo, 20 anos, já viveu essa situação. Ela estava ficando com um menino há três meses e, de repente, ele começou a se afastar e a demonstrar menos interesse: "No início, ele era super romântico, dedicado e até me levava para a casa dele.

Mas, do nada, ele ficou completamente diferente. A gente continuou saindo nos finais de semana, mas ele me tratava de forma fria, sempre inventava uma desculpa quando eu o convidava para ir lá em casa e às vezes até sumia sem dar a mínima satisfação", conta ela.

Jogando contra a parede

Como Taciane é dessas meninas que não gostam de deixar as coisas sem esclarecimento, resolveu conversar com o menino: "Um dia, eu perguntei o que estava acontecendo. Aí ele confessou que não estava mais tão empolgado quanto no início do relacionamento e que estava em dúvida sobre o que queria".

Depois disso, ela resolveu deixar o menino de lado e, nesse meio tempo, acabou conhecendo outra pessoa: "Nessa época, acabei conhecendo meu atual namorado, com quem estou há um ano e meio. Logo que comecei a namorar, o menino com quem estava saindo antes quis voltar. Aí já era tarde demais", lembra Taciane.

Por que eles agem assim?

Segundo a psicóloga Tânia Coe, do Colégio Saint John, no Rio de Janeiro, nem sempre os meninos agem assim por falta de interesse pela menina. Muitas vezes eles realmente não sabem o que querem ou agem dessa forma meio confusa por imaturidade.

"Nessa fase, como ainda são jovens, os meninos querem viver de tudo e se comprometer significa se prender. Isso faz com que, muitas vezes, mesmo estandoapaixonados, eles fiquem em dúvida sobre se preferem ficar com os amigos ou com a namorada", explica Tânia Coe.

Além disso, compromissos mais sérios ameaçam a liberdade dos meninos. "A disponibilidade para sair com os amigos diminui, a namorada costuma demonstrar sentimentos de possessividade e ciúme quando não recebe tanta atenção, o tempo destinado aos estudos também é comprometido, principalmente se houver projetos de viagens que podem separar o casal. Essas são algumas das situações que diminuem o desejo de se construir uma relação estável e que comprometem um relacionamento", destaca a psicóloga Fátima Bittencourt.

Dê uma esnobada

É por essa falta de imaturidade de alguns meninos que muitas vezes fica impossível tentar uma conversa. Por isso, em alguns relacionamentos, dar uma boa esnobada no carinha ou simplesmente deixar de correr atrás dele pode ser uma tática bastante eficaz. Afinal, um mínimo de orgulho todas nós devemos ter!

Foi o que fez Patricia Damázio, 14 anos, com um menino com quem ela ficava há cinco meses e que começou a demonstrar que queria cair fora. "Quando percebi que ele estava agindo de forma diferente comigo, resolvi dar um gelo nele. Fui deixando de correr atrás e de puxar papo. Logo ele veio conversar comigo no MSN e me perguntou por que eu não estava mais falando com ele", conta.

Mesmo ele correndo atrás, o relacionamento não foi adiante, mas porque ela mesma preferiu terminar. "Senti que aquilo não tinha futuro e resolvi pular fora. Até acho que às vezes compensa insistir no relacionamento, mas só quando sentimos que realmente vale à pena, o que não foi o caso", diz Patrícia.

Tainá Ribeiro, 19 anos, também resolveu terminar (ou melhor, nem começar) um relacionamento desse tipo quando descobriu o motivo pelo qual o menino se afastou: "No começo, eu achava que gostava muito dele e que poderia sofrer com a situação. Mas acabei descobrindo que ele passou a agir de forma estranha por fofoca de amigas dele que não gostavam de mim e ficaram inventando histórias. Quando eu descobri isso, me decepcionei muito e percebi que não poderia gostar de um menino que não confiava em mim, que era incapaz de vir me perguntar se aquilo era boato ou não".

Fim de papo

Se você vai conversar ou simplesmente dar um gelo no carinha (isso vai depender muito do tipo de relacionamento que vocês têm), uma outra dica é importante: nunca demonstre que você está deprimida por causa dele. "Demonstrar tristeza só afasta ainda mais o menino. O máximo que você vai conseguir com isso é gerar um sentimento de culpa nele e ter uma falsa sensação de que você está conseguindo recuperá-lo", aconselha a psicóloga Fátima Bittencourt.

Por isso, meninas, nada de deprê! O segredo é continuar cuidando de você e ficar linda. Isso pode até ajudar a trazer o gato de volta, já que é bem comum eles correram atrás quando sentem que estão perdendo a menina. "Muitas vezes, os sentimentos se transformam de acordo como cada um age", garante a psicóloga Tânia Coe.

Mas se mesmo com a sua mudança de atitude o garoto continuar não te dando bola, levante a cabeça e parta para outra. Às vezes, insistir em um relacionamento que não tem futuro acaba te impedindo de aproveitar a vida e de conhecer pessoas novas. Por isso, nada de desanimar.

Afinal, a fila anda!

0 comentários:

Postar um comentário