terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bullying: O Exercício da intimidação



À menina magricela chamam de "Olívia palito", ao gordinho chamam de "baleia" ou "orca"; ao outro, que começou a usar óculos, chamam de "quatro-olhos" ou "nerd" . Será que há lugar para o respeito pelas características e pelos sentimentos de cada um?

Eu sei o que é Bullying
Depoimento 1- “Tem um menino da 3ª série que vive me ameaçando, pedindo dinheiro e lanche. Ele me bateu na saída. Ele me cobrava R$ 1,00. Um dia, eu entrei na escola, e ele me bateu na classe e também me corou R$ 1, 50. Se eu não desse o dinheiro, ele me batia na saída. Então eu corri e contei pro diretor que ele queria me bater na rua e na entrada. Ele me bateu e agora cobra R$ 2,50 e fica me ameaçando...” (aluno da 3ª série, 9 anos)
Depoimento 2- “Minha vida escolar é muito ruim porque os meninos me colocaram um apelido que me deixa magoada. Queria resolver isso, mas não consigo. Finjo que não ligo, mas não adianta nada, de qualquer jeito eles me xingam. Não sei o que fazer; falei pra professora, mas eles continuam assim mesmo...”(aluna da 4ª série, 10 anos)
Depoimento 3- “Minha vida na escola é muito triste porque meus colegas me colocaram apelidos que eu não gosto. Me chamam de ‘sarnenta’, ‘feia’, ‘piolhenta’,e outras coisas. Gostaria que parassem com isso, não aguento mais tanta humilhação...” (aluna da 5ª série, 11 anos)
Depoimento 4- “Nãovou mentir, meus colegas me tratam muito mal, com violência verbal, porém, quanto mais me tratam mal, mais eu tenho rancor dos meus companheiros da escola. Sou caluniado porque tiro notas boas e, se contar para os professores ou para a direção, eles falam que vão me pegar.Por isso, fico quieto...” (aluno da 6ª série, 12 anos)

0 comentários:

Postar um comentário